segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Relações ecológicas harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos

 As relações ecológicas entre os seres vivos podem ser classificadas em dois tipos principais: harmônicas e desarmônicas. Essas interações descrevem como diferentes espécies interagem em seus ecossistemas. Aqui estão exemplos de ambos os tipos:


*Relações Ecológicas Harmônicas:*

1. *Mutualismo*: Nesse tipo de relação, ambas as espécies envolvidas se beneficiam. Por exemplo, as abelhas e as flores têm uma relação mutualística. As abelhas obtêm néctar das flores para se alimentar, enquanto polinizam as flores, permitindo que elas se reproduzam.


2. *Comensalismo*: Nesse caso, uma espécie se beneficia enquanto a outra não é afetada positiva ou negativamente. Um exemplo é um pássaro que constrói seu ninho em uma árvore. O pássaro se beneficia do abrigo da árvore, enquanto a árvore não é afetada.


3. *Inquilinismo*: Envolve uma espécie que vive dentro ou sobre outra espécie, obtendo abrigo ou suporte, sem causar danos significativos ao hospedeiro. Um exemplo é um pássaro que constrói seu ninho em um buraco de uma árvore morta.


*Relações Ecológicas Desarmônicas:*

1. *Predação*: Nesse tipo de relação, uma espécie se beneficia (predador) às custas de outra (presa). Por exemplo, os leões caçando gazelas. O leão obtém alimento, enquanto a gazela é morta.


2. *Parasitismo*: Uma espécie (parasita) se beneficia às custas da outra (hospedeira), causando danos a esta última. Exemplos incluem vermes parasitas em animais ou parasitas humanos, como piolhos.


3. *Competição*: Quando duas ou mais espécies disputam recursos limitados, como alimento, água ou espaço, isso pode prejudicar todas as partes envolvidas. A competição pode ser um exemplo de relação desarmônica.


É importante notar que essas relações ecológicas podem ser complexas e variar dependendo do contexto e das condições ambientais. Além disso, muitas vezes, as espécies podem estar envolvidas em múltiplos tipos de interações com diferentes parceiros ao mesmo tempo. Essas relações desempenham um papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas, influenciando a abundância e a distribuição das espécies em um determinado ambiente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deriva genética

  Deriva genética BNCC.EMCiencias:  EM13CNT205 ,  EM13CNT208 Google Sala de Aula Evolução devido aos eventos ao acaso. O efeito de gargalo e...