quinta-feira, 20 de abril de 2023
SISTEMAS REPRODUTIVOS MASCULINO E FEMININO.
Sistema reprodutor
Sistema reprodutor, ou sistema genital, é responsável por garantir a perpetuação da espécie. Nesse sistema encontram-se as gônadas, responsáveis por produzir gametas.
Sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.
Sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.
DIVISÃO DE CELULAS: MITOSE
Mitose
A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. Esse processo, considerado uma divisão equitativa, promove o desenvolvimento do organismo, manutenção da homeostase, renovação dos tecidos e reprodução assexuada.
Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.
Fases da Mitose:
INTÉRFASE
Casos Específicos De Reprodução(Partenogênese e Poliembrionia)
PARTENOGÊNESE:
Desenvolvimento do embrião a partir de óvulo não-fecundado. Geralmente, os indivíduos são haploides (zangões e escorpiões-amarelos), mas podem ser diploides quando não ocorre meiose ou quando o corpo polar se junta ao ovo (ex: algumas espécies de pulgões e de borboletas, respectivamente).
Quando são desenvolvidos apenas indivíduos machos, chamamos de partenogênese arrenótoca; quando são apenas fêmeas, falamos em partenogênese telítoca; e quando são de ambos os sexos, anfítoca."
POLIEMBRIONIA
Pode ocorrer em casos de animais ovíparos ou em partenogênese. Durante as divisões mitóticas, cada célula pode dar origem a um novo indivíduo. O resultado deste caso especial de reprodução é o nascimento de dois ou mais seres, muito semelhantes e, necessariamente, do mesmo sexo. Gêmeos univitelinos são formados por este processo. Seres humanos, tatus, cães, coelhos e alguns insetos são exemplos de espécies que este tipo reprodutivo pode ocorrer."
Tipos De Reprodução
A reprodução assexuada é aquela em que só é necessário um progenitor para criar um organismo descendente. Nesse tipo de reprodução, um indivíduo se fragmenta, parte-se ou se divide, dando lugar a um ou mais indivíduos com a mesma carga genética, a não ser que se produza uma mutação.
A reprodução sexuada é aquela que requer dois progenitores, uma fêmea e um macho. A descendência obtida é semelhante (não idêntica).
Reprodução sexuada
A reprodução sexuada é aquela que requer dois progenitores, uma fêmea e um macho. A descendência obtida é semelhante (não idêntica).
Através de um processo de reprodução celular chamado meiose, cada progenitor gera gametas (femininos e masculinos), os quais portam a metade do material genético que conforma uma célula somática.
Quando os gametas entram em contato se produz a fecundação, cujo resultado é a criação de um zigoto. O zigoto (ou célula-ovo) é a célula a partir da qual se gera um novo ser vivo.
Para que os gametas entrem em contato, é necessário um processo de fertilização. A fertilização pode se realizar de três maneiras diferentes: interna, externa e autogamia.
Mudanças climáticas
Mudanças Climáticas Mudanças climáticas referem-se às alterações significativas e duradouras nos padrões climáticos globais ou regionais. ...
-
Seleção natural Seleção natural faz com que as características vantajosas sejam selecionadas e permaneçam em uma dada população, promovend...
-
Organelas Citoplasmáticas e Suas Funções As organelas citoplasmáticas são estruturas encontradas no interior das células eucarióticas, c...
-
Bases Nitrogenadas - DNA E RNA 1º e 2º Lei De Mende As bases nitrogenadas são componentes essenciais do DNA e do RNA. No DNA, existem qua...